Pacajus – Após denúncias, Sindsaúde acompanha Coren em fiscalização a hospital

O presidente em exercício do Sindsaúde Ceará, Messias Carlos, acompanhado da diretora Adriana Moura, acompanharam na manhã desta segunda-feira, 25/07, a visita do Coren Ceará ao Hospital José Maria Filomeno Gomes. O objetivo da visita foi fiscalizar a unidade de saúde após várias denúncias que chegaram ao Sindsaúde Ceará.

Na ocasião, foi comprovada a situação precária do espaço para repouso, que apresenta mofo nas paredes e colchões em péssimo estado de conservação. Trabalhadores também denunciam que, sem nenhuma explicação, o número de plantões, por mês, foi aumentado de 13 para 15, sem negociação antecipada sobre os valores que serão pagos pelos plantões extras. Há também uma proibição de troca de plantões, documentada em ofício expedido pelo hospital, o que cria dificuldades para os trabalhadores.

“O trabalhador tem voz e tem vez e nós vamos cobrar explicações e uma solução para os problemas que encontramos aqui” -a firmou Adriana Moura. “Nós estamos aqui para apoiar esses trabalhadores que muitas vezes tem medo de denunciar. Vamos cobrar melhores condições de trabalho e mais transparência na relação dos gestores com os trabalhadores”– afirmou Messias Carlos.

Outra denúncia que está sendo apurada é de que o hospital estaria se negando a receber atestados médicos emitidos fora do próprio hospital. A coordenação do hospital, durante a visita, negou que isso esteja ocorrendo. Outras pessoas estão sendo ouvidas e o Sindsaúde vai aguardar o resultado da fiscalização do Coren Ceará para adotar as medidas cabíveis.