Nesta quarta-feira, 01 de novembro, ao som de reivindicações e protestos entoados ao ritmo de “Sarto caloteiro”, o Sindsaúde e profissionais da enfermagem da filantropia e Organizações Sociais (OSs) se reuniram em frente à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em Fortaleza.
O motivo principal foi a exigência dos repasses pendentes para as instituições filantrópicas e OSs, que está sob posse da gestão desde 23 de agosto e até o momento esse dinheiro não chegou a seu destino final, o trabalhador. Como também, atualizações sobre a falta de recursos para a Fundação Leandro Bezerra, frente aos erros da instituição ao enviar erroneamente os dados dos profissionais.
Após a pressão, fomos recebidos para uma reunião, que contou com a presença da Carol, Chefe da Cogep, Dr. Charles do setor jurídico da SMS e Juliana, coordenadora dos contratos e convênios. Na ocasião, foram apresentadas diversas explicações.
Inicialmente, focamos na situação da Leandro Bezerra, que enfrenta a falta de recursos. A SMS justificou a espera pela abertura da plataforma do InvestSUS do Ministério da Saúde, alegando que por meio dessa ferramenta seria possível identificar os valores destinados a cada trabalhador, por CPF, e a que período correspondem. Prometeram que, assim que a plataforma estiver disponível para consulta individual, a situação dos pagamentos para a Leandro Bezerra será reavaliada.
No entanto, a insatisfação persiste e a informação será levada ao Ministério Público da Saúde, onde há um procedimento aberto visando garantir a regularidade e morosidade nos repasses dos recursos que, como destacado anteriormente, se encontram nos cofres da gestão há meses. Além disso, houve o pedido de atualizações sobre as 31 instituições que enfrentam atrasos nas transferências.
Mais informações:
Sobre os contratados, foi ressaltado que aqueles que trabalharam até setembro e outubro precisarão revisar seus valores na rescisão, já que deixaram de receber recursos;
Outra questão levantada foi a falta de pagamento retroativo para alguns servidores públicos municipais, sendo um ponto que será tratado posteriormente;
Quanto às 9 instituições que estão em estágio final para o recebimento dos recursos, a SMS afirmou que estará processando as transferências para o ICC, São Camilo e Santa Casa ainda no hoje, 1 de novembro. Enquanto as demais instituições serão cobradas de forma incansável, pelo Sindsaúde, para receberem a devida atenção.
Como encaminhamento, o Sindsaúde, representado pelo Diretor de Assuntos Jurídicos, Quintino Neto, estará presente na SMS na próxima terça-feira, 07 de novembro, para coletar mais informações sobre o andamento dessas pendências.
Além disso, será formada uma comissão de trabalhadores para comparecer à Câmara de Vereadores de Fortaleza, demonstrando a determinação em dialogar e articular com vereadores, apoiadores da categoria.