PL do Piso – Enfermagem do Ceará presta serviços à população em ato pela valorização da enfermagem

381

As atividades foram realizadas na manhã desta terça-feira, 15/06, na Praça do Ferreira. Além de uma assembleia com profissionais da enfermagem, foram realizados serviços de aferição de pressão, glicemia e aplicação de vacinas contra tétano e hepatite. O objetivo foi pedir apoio à população para a aprovação do piso nacional da categoria, além de definir os próximos passos da luta pelo piso e 30 horas.

O Sindsaúde Ceará, Sindfort, Senece e Assec realizaram na manhã desta terça-feira, 15/06, junto aos profissionais da enfermagem de Fortaleza, uma manhã de atividades na Praça do Ferreira, dentro da Assembleia dos profissionais da saúde: em defesa da vida e do piso da enfermagem.

Na ocasião, profissionais já vacinados e com todos os cuidados necessários, com o uso de máscaras e álcool em gel, prestaram atendimentos à população com a realização de testes de glicemia, aferição de pressão e vacinação contra hepatite e tétano. Também foi realizada a distribuição de preservativos.

Às 10 horas, os profissionais participaram de uma assembleia para definir os próximos passos na mobilização pela aprovação do PL 2564, que cria o piso nacional da enfermagem com jornada de 30 horas semanais. O projeto de lei está no Senado, tem o apoio da grande maioria dos senadores, mas depende de uma decisão do presidente da Casa, o senador Rodrigo Pacheco, para ser colocado em pauta para votação.

A proposta de ações de mobilização foi aprovada por unanimidade. Estão previstas as seguintes atividades:

18/06 – Plenária nacional virtual dos dirigentes sindicais da saúde(CNTS)

Horário: 14h

21/06– Panfletagem IJF

Horário: 6h30

22/06 – Panfletagem Meac

Horário: 6h30

24/06 – Entrega de carta de sensibilização ao presidente da APRECE

Local: Prefeitura de Chorozinho

24/06 – Panfletagem Hospital Leonardo Da Vinci

Horário: 6h30

Panfletagem Centro de Eventos

Horário: 8h00

25/06 – Panfletagem Hospital Antônio Prudente

Horário: 6h30

28/06 – Panfletagem HGF

Horário: 6h30

30/06 – Mobilização Nacional (Fortaleza)

Café da manhã com a Enfermagem

Local: Praça da Bandeira

Caminhada até a Praça do Ferreira

Horário: a definir

Nossos heróis não querem ser mártires

A pandemia colocou em evidência as duras jornadas de trabalho dos profissionais da enfermagem, uma das categorias que mais morreu no combate ao coronavírus. Por conta dos baixos salários, é muito comum que profissionais trabalhem em vários locais, abrindo mão do descanso para garantir uma renda digna.

Para a presidente do Sindsaúde, Marta Brandão, esse momento é de máxima importância para a categoria, que precisa estar mobilizada e integrada nas ações para pressionar o Senado pela aprovação do PL 2564. “Nunca estivemos tão perto desta conquista. Sabemos do cansaço e do desânimo que muitas vezes nos afeta, mas precisamos respirar fundo e ganhar fôlego para persistir na luta pela valorização dessa categoria com a aprovação do piso nacional da enfermagem. Vamos juntos vencer essa batalha!” – afirmou.

Confira alguns dos melhores momentos desse evento nas imagens de Cristhyana Abreu:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here