Privados: CCT 2013 proíbe dobra de plantão e reajusta pisos

A Convenção Coletiva de Trabalho 2013, válida para os trabalhadores dos estabelecimentos privados (hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios etc) foi assinada no dia 21/8. A convenção traz novos valores para pisos, auxílio creche/babá, auxílio funeral e estabelece reajuste salarial de 7%, tudo retroativo a janeiro de 2013. As diferenças do reajuste salarial, dos pisos, do auxílio creche/babá serão pagas em duas parcelas iguais nos meses de setembro e outubro. Por isto, é importante que o empregado confira seu contracheque.

Os pisos salariais tiveram reajuste de 8,3% a 11,4%, ou seja, em percentuais acima da inflação de janeiro a dezembro de 2012, que foi de 6,02% (INPC IBGE).

Uma novidade na Convenção Coletiva de Trabalho é que ficou expressamente proibida a dobra de plantão. Se alguém descumprir, ligue para o sindicato. Não precisa se identificar. É dever de todos exigir o cumprimento da convenção. Compare os novos valores:

FUNÇÃO

PISO ATUAL