Servidores da Saúde do Estado conquistam avanços após mobilização e ocupação na SESA

Foi Pautado durante reunião com a Secretária Tânia as Ascensões Funcionais, Vale-transporte em Atraso, GDI dentre outros

Após intensa mobilização, pressão e ocupação na Secretaria da Saúde do Estado (SESA), os servidores conseguiram alguns avanços e respostas das reivindicações. Durante a ação, diversas pautas foram levantadas, incluindo ascensões funcionais há 4 anos em atraso, atraso no crédito do vale-transporte, Forma de Avaliação da Gratificação de Desempenho Institucional (GDI), reajuste salarial e o respeito às mesas de negociação.

A Secretaria, que até então não havia se reunido com as entidades sindicais representativas dos servidores em um ano e quatro meses de governo, recebeu finalmente os representantes em uma reunião. Nesse encontro, foram discutidos os principais pontos levados pelo conjunto de entidades e servidores.

Em relação às ascensões funcionais, a Secretaria confirmou que o processo referente aos anos de 2020/2021 está finalizado e aguarda ser pautado no comitê de gestão fiscal. Entretanto, devido à questão do retroativo, ainda será necessária a pactuação com o governador do estado. Conforme a secretaria já se tem um data para debater com o governador essa pauta e as entidades sindicais serão contatadas assim que houver mais alguma informação.

Quanto à Gratificação de Desempenho Institucional (GDI), foram destacadas diversas inconsistências durante as avaliações. As entidades sindicais exigiram a reabertura do prazo para recurso dos profissionais que se sentiram prejudicados, estendendo-o até o dia 16 de abril.

O atraso no crédito do vale-transporte, um problema enfrentado desde o início do mês de março, também foi abordado. Mesmo com descontos em seus contracheques, os servidores não receberam os créditos em seus cartões. Foi informado que um aditivo para creditar os valores será publicado hoje, 02 de abril, com previsão de que os créditos sejam realizados até amanhã.

Por fim, foi ressaltada a importância do respeito às mesas de negociações e setoriais, bem como a participação ativa da secretária Tânia. Ela se colocou à disposição para participar mais ativamente das discussões.

Esses avanços representam uma conquista importante para os servidores da saúde do estado, resultado direto da mobilização e da persistência desses profissionais em busca de seus direitos e valorização.