Após receber diversas denúncias dos trabalhadores, o SindSaúde Ceará, que também acompanhou a fiscalização, acionou o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-CE), resultando em uma inspeção no Posto de Saúde Quatro Varas, na Barra do Ceará, Fortaleza.
A Chefe de Fiscalização, Dra. Marylin Rabelo, constatou um cenário crítico: além da infestação de pombos, com fezes e aves mortas espalhadas pela unidade, há falta de água, comprometendo até mesmo a higiene básica dos profissionais, como lavar as mãos e beber água. As condições das instalações são perigosas e inviabilizam o trabalho adequado dos profissionais de saúde.
O SindSaúde Ceará reforça que, segundo o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, os trabalhadores devem atuar em ambientes seguros e livres de riscos físicos e psicológicos. A situação no Posto de Saúde Quatro Varas coloca em grave risco tanto os trabalhadores quanto a população atendida. O sindicato continuará exigindo providências urgentes para garantir condições dignas de trabalho e atendimento.