A mensagem da governadora Izolda Cela, com proposta de emenda reajustando o piso dos ACS do Estado para dois salários mínimos, retroativo a maio, chegou à AL nesta segunda-feira, 08/08.
Dirigentes do Sindsaúde Ceará, acompanhados de lideranças representativas dos ACS de várias regiões do Estado, seguiram logo cedo para a Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira, 09/08. Eles foram acompanhar a tramitação da mensagem da governadora Izolda Cela que garante o novo piso para os ACS do Estado no valor equivalente a dois salários mínimos, ou seja, R$ 2.424,00, como prevê a Emenda Constitucional 120. O valor deve ser retroativo a maio, como a categoria tem cobrado do Governo e das prefeituras.
Os dirigentes do Sindsaúde percorreram os gabinetes, conversaram com deputados e assessores. A mensagem original que chegou à Casa Legislativa não previa a retroatividade do reajuste. Com a emenda que chegou ontem à AL em nova mensagem da governadora Izolda, o problema foi resolvido. Segundo o diretor do Sindsaúde, Quintino Neto, o Projeto de Lei deve ser lido em plenário nesta quarta-feira, 10/08. Caso seja pedido regime de urgência, a matéria deve passar pelas comissões no mesmo dia, podendo retornar ao plenário para votação ainda nesta quarta-feira, 10/08. “Estamos acompanhando de perto a tramitação desta matéria e esperamos que amanhã seja mais um dia para esta categoria celebrar” – afirmou.
Mensagem do PL do Piso dos ACS do Ceará
Mensagem com proposta de emenda ao PL do piso dos ACS do Ceará