Sindsaúde Ceará participou do 2º Encontro Nacional da Rede CTB no Rio de Janeiro e traça estratégias para o fortalecimento da comunicação

Entre os dias 4 e 6 de abril, ocorreu o 2º Encontro Nacional da Rede CTB, sediado no Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro. O evento contou com a participação de 150 inscritos e credenciados de 11 estados brasileiros. No encerramento, em 6 de abril, os delegados e delegadas aprovaram um documento que resume as decisões e diretrizes estabelecidas durante o evento.

Durante o encontro, Glayson Melo, diretor de imprensa e comunicação do Sindsaúde Ceará, enfatizou “É preciso fortalecer a imprensa independente em favor da classe trabalhadora em nosso país. As entidades sindicais têm esse papel na sociedade.”

Anderson Guahy, secretário de Imprensa e Comunicação da CTB, ressaltou a importância do encontro para fortalecer a rede e ampliar as parcerias com movimentos sociais de comunicação. Ele destacou que o evento representou um avanço na construção da rede, fortalecendo as parcerias e solidificando sua presença nos estados.

Os participantes também sugeriram que a CTB dedique mais atenção a pautas gerais, como a luta contra a precarização do trabalho e a participação em conferências relevantes, como a de Ciência e Tecnologia (CTI) e a de Gestão em Saúde. Além disso, enfatizaram a importância de continuar produzindo materiais impressos, reconhecendo que a batalha de ideias ocorre não apenas nas redes sociais, mas também em interações diretas com os trabalhadores. Propostas específicas, como filmagens e produção de materiais com trabalhadores da base expressando suas opiniões sobre questões da conjuntura, foram mencionadas.

Com as estratégias aprovadas e o engajamento dos participantes, espera-se que a rede CTB continue a crescer e fortalecer sua atuação em todo o país, promovendo uma comunicação mais democrática, colaborativa, integrada e inclusiva nos estados.

O próximo encontro está programado para março de 2025, em Minas Gerais.

Para acessar o documento completo das deliberações e estratégias de comunicação, clique aqui