Sindsaúde Ceará realiza caravana de ACS e ACE a Brasília

Dois ônibus com ACS e ACE de vários municípios cearenses devem sair de Fortaleza com destino a Brasília no sábado, 02/10.

O Sindsaúde Ceará, junto à categoria dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, ACS e ACE, estão se organizando para realizar uma caravana a Brasília, durante a Semana Nacional de Luta dos ACS e ACE. As atividades estão programadas para os dias 04, 05 e 06 de outubro de 2021. A caravana dos ACS e ACE a Brasília tem à frente o Fórum Nacional das Representações dos ACS e ACE – Fnaras e faz parte da luta pela aprovação da PEC 14, que tratam respectivamente da aposentadoria especial para as referidas categorias, da desprecarização nas relações de trabalho e sobre a política de reajuste anual do piso das categorias.

Na programação, alusiva ao Dia Nacional dos ACS e ACE, 4 de outubro, e aos 15 anos da Lei Federal 11.350/ 2006, serão realizadas na Câmara Federal uma sessão solene e uma audiência pública com a presença de representações da categoria de várias regiões, de forma restrita, atendendo aos protocolos de prevenção à Covid-19. Do Ceará, a expectativa é de que caravana conte com cerca de 90 participantes, entre ACS e ACE de vários municípios cearenses, como Fortaleza, Caucaia, Baturité, Iguatu, Sobral, Crateús, Juazeiro do Norte, Barbalha, Itaitinga, Pindoretama e Maracanaú, entre outros. Para isso, foram fretados dois ônibus que sairão de Fortaleza no sábado, 02/10.