Sindsaúde Ceará realiza Mobilização Nacional da Enfermagem pela implementação do Piso em ritmo de Carnaval

A concentração foi no Paço Municipal. De lá, profissionais seguiram em caminhada pelas ruas de Fortaleza. Ao final, em assembleia, trabalhadoras(es) decidiram parar as atividades no dia 10 de março caso os novos pisos não estejam sendo cumpridos.

Luta sim, mas em ritmo de folia. Foi assim que o Sindsaúde Ceará, junto ao Senece e à Frente Cearense pela Valorização da Enfermagem, realizaram nesta terça-feira, 14/02, a Caminhada pelo Piso Nacional da Enfermagem, atendendo convocação das entidades nacionais da enfermagem. Teve trio elétrico e até abadá personalizado para os participantes, que entoaram paródias pedindo a implantação do piso nacional da enfermagem.

Da concentração, às 8h da manhã, em frente ao Paço Municipal, a categoria seguiu em caminhada pelas ruas de Fortaleza, com paradas em frente aos hospitais São Camilo e São Raimundo.

Em seguida, os profissionais pararam em frente ao prédio onde funciona o Sindicato patronal da saúde particular, onde foi realizada uma assembleia. Por unanimidade, trabalhadoras e trabalhadores da enfermagem decidiram parar as atividades no dia 10 de março próximo, caso os novos valores dos pisos, de acordo com a Lei 14.434, de 2022, não estejam vigorando de fato.

Após assembleia os profissionais se dirigiram para o Palácio do Governo para cobrar audiência com o Governador Elmano de Freitas.

Para a Lei vigorar

A Lei 14.434, de 2022, do Piso Nacional da Enfermagem, foi aprovada em 2022 na Câmara e no Senado, sancionada, mas por força de liminar do STF, teve os efeitos suspensos em decorrência da falta de uma fonte de custeio. Propostas de emenda à Constituição foram aprovadas ainda em 2022 para garantir os recursos para o pagamento do piso nacional, mas, até agora, a liminar não foi derrubada. Uma injustiça contra os profissionais de enfermagem que tanto se sacrificaram e morreram na pandemia porque estavam na linha de frente.

Foi muita luta, mobilização e articulação por quase trinta anos e, desta vez, não vamos morrer na praia” – afirmou a presidente do Sindsaúde, Martinha Brandão. “Essa categoria merece ter seu papel reconhecido e valorizado e agora, a lei precisa entrar em vigor. Se os patrões não pagarem os novos pisos, vamos parar”– concluiu.

Confira a fala da Presidente do Sindsaúde Ceará após ser recebida pelo Secretario da Casa Civil no governo do Estado, Valdemir Catanio:

Além de Fortaleza, teve pré-carnaval de luta pelo Piso da Enfermagem em:

Iguatu

Sobral: