Sindsaúde cobra demandas de trabalhadores da saúde em Poranga

A presidente do Sindsaúde, Marta Brandão, acompanhada dos dirigentes Glayson Melo, Madalena Policarpo e Eliane Araújo participaram de reunião nesta terça-feira, 25/08, com o prefeito de Poranga, Carlisson Emerson, e com a secretária da Saúde, Maria Extelita.

O Sindsaúde já havia protocolado ofício ao prefeito da gestão anterior, em maio desse ano, e nesta terça-feira, 25/08, o ofício como o pedido do adicional de insalubridade em grau máximo de 40% foi repassado ao novo prefeito empossado, Carlisson Emerson.

O prefeito recebeu a demanda e ficou de avaliar junto com o setor jurídico a possibilidade de pagar o adicional de insalubridade  aos trabalhadores, já que há limitações em virtude do período eleitoral. “Havendo legalidade, certamente irei pagar” afirmou o prefeito.

Visita à unidade de saúde

Após reunião com a gestão municipal, os dirigentes do Sindsaúde se encontraram com os trabalhadores do nível médio na Unidade Básica de Saúde Acrísio Eufrásio, onde foi apresentada a presidente do Sindsaúde, Marta Brandão, que passa a ser a dirigente sindical responsável para acompanhar as demandas dos trabalhadores desta região. Na ocasião, foi informado à categoria sobre a luta dos 40% de insalubridade, orientações sobre o Pmaq e esclarecimentos sobre o novo modelo de financiamento da saúde do Governo Federal – o Previne Brasil, que deve substituir o Pmaq.