Sindsaúde cobra esclarecimentos sobre vacinação de trabalhadores da saúde do nível médio

655

O início da vacinação no Ceará trouxe alegria e esperança à população, mas também muitas incertezas. Entre os profissionais da saúde, a quantidade pequena de doses disponibilizada nessa primeira fase da imunização preocupa.  As doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde ao Ceará não atendem sequer aos grupos definidos como prioritários nessa primeira fase.

O Governo do Estado recebeu 218 mil doses da CoronaVac. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), 76.700 serão destinadas aos profissionais de saúde da linha de frente – mais expostos ao coronavírus. Esse grupo inclui aqueles que trabalham em enfermarias e UTI de Covid-19, transporte pré-hospitalar (Samu); UPAs; emergências de hospitais porta aberta; laboratórios de biologia molecular e centros de coleta, testagem e atendimento para Covid-19.

A técnica de enfermagem Silvânia Lopes trabalha na emergência do Hospital São José e recebeu a vacina nesta quarta-feira, 20/01.

Silvânia Lopes, técnica de enfermagem e dirigente do Sindsaúde, trabalha na emergência do Hospital São José. Ela recebeu a vacina nesta quarta-feira, 20/01, mas muitos colegas dela ficaram de fora. “Muitos colegas que tem contato no dia-a-dia com pacientes com Covid não estão listados para receber a vacina nesta primeira fase. Além das doses serem insuficientes, a gente não sabe se vai ter vacina pra todo mundo” – comentou.

Messias Carlos, diretor do Sindsaúde, é socorrista do Samu Ceará e ainda não sabe quando receberá a dose da CoronaVac.

O técnico de enfermagem e socorrista do Samu Ceará, com base em Caucaia, Messias Carlos, faz parte do grupo definido como prioritário nesta primeira fase da vacinação, mas até esta data, ele não sabe quando vai receber a vacina.  Segundo ele, o Samu não disponibilizou uma lista nominal dos trabalhadores aptos a receber a vacina. “Primeiro, disseram que a gente precisava fazer um cadastro, depois que precisava de um aplicativo. Uma dificuldade atrás da outra. Esse tem sido o assunto nos grupos do zap: todo mundo com medo de que a vacina não chegue pra gente, que trabalha em contato direto com os doentes, nas ambulâncias” – afirmou.

Também estão previstos para receber as primeiras doses da vacina os vacinadores; agentes comunitários de saúde (ACS); agentes de combate às endemias (ACE); enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos em saúde bucal, médicos e dentistas da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

A categoria com mais óbitos e sequelas por conta da Covid-19 é justamente a dos profissionais da saúde do nível médio, como técnicos(as) de enfermagem, que são representados pelo Sindsaúde. “O início da vacinação trouxe um misto de esperança e incertezas para nós. A vacina chegou, mas não para todos que estão expostos na linha de frente. Queremos que os governantes nos expliquem melhor os critérios para definir quem é vacinado agora e quem vai ter que esperar. Todo mundo tem medo e a população há de concordar que esses profissionais precisam ser imunizados logo para que possam atender com mais segurança” – afirmou Marta Brandão, presidente do Sindsaúde Ceará.

Nesta quinta-feira, 21/01, o Sindsaúde Ceará vai entregar ofício nas secretarias da saúde do Estado e município pedindo mais esclarecimentos. “Precisamos dar respostas à categoria e estamos indo buscar essas respostas. Chega de mortes!” – concluiu.

1 COMENTÁRIO

  1. Realmente temos medo, pois estamos sempre no cuidado de pacientes, corriqueiramente estão aparecendo pacientes positivados para covid-19. Onde fica nossa segurança?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here