O Sindsaúde, através da diretora Fábia Correia, apresentou ao Prefeito e ao Secretário de Saúde de Santa Quitéria diversas demandas dos Agentes Comunitários de Saúde.
Ao Prefeito José Braga (Braguinha) foram apresentadas as seguintes reivindicações:
- Folha de pagamento do incentivo financeiro e data fixa;
- Ajuda de custo para o deslocamento dos ACS (urbano e rural) para a realização das visitas às famílias;
- Compra de uma moto para deslocamento desses profissionais ACS;
- Fardamento completo, como também os EPIs para todos os profissionais;
- Assistência especializa para esses profissionais, (psicológico e psicoterapeutas) e demais recursos para auxiliar na saúde mental desses profissionais;
- Tablets mais potentes, que suporte o programa utilizado por todos esses profissionais ACS;
- Territorialização das áreas de cobertura desses profissionais.
O Prefeito, acompanhado do Secretário de Saúde, Adeilton Mendonça, recebeu as demandas e prometeu determinar os estudos de impactos financeiros. Sobre a compra das motos, o gestor municipal ficou de analisar a forma de aquisição destes veículos. Na ocasião foi acertado que o estudo para compra das motos.
Já em relação à territorialização, o Secretario de Saúde ficou de conversar com as coordenações das unidades de saúde para implantar o mais breve possível. Em relação aos tablets ficou de providenciar por meio de licitação.
Para diretora do Sindsaúde, Fábia Correia, “o Prefeito Braguinha mostrou-se acessível ao diálogo e solidário às pautas dos trabalhadores. É preciso agora acompanhar para que se concretizem as demandas”.