Sindsaúde defende manutenção de auxiliares de enfermagem pelo Governo do Estado

256


 


 


A reunião realizada nesta quarta-feira, 28/03, foi para discutir sobre a inclusão dos auxiliares de enfermagem no processo de licitação das cooperativas de saúde.


 


As diretoras do Sindsaúde, Silvânia Lopes e Givana Lopes, junto a representantes do Conselho Regional de Enfermagem e da servidora e auxiliar de enfermagem, Auxiliadora Alencar, participaram de reunião nesta quarta-feira, 28/03, na Secretaria da Saúde do Estado para discutir sobre a exclusão das profissionais auxiliares de enfermagem do processo licitatório das cooperativas de saúde que prestam serviço ao Estado. O secretário da saúde, Henrique Javi, recebeu a comissão e explicou que o último pregão realizado para contratação de cooperativa só prevê o serviço de técnicos(as) de enfermagem e não de auxiliares. Em decorrência disso, cerca de 150 profissionais, que já atuavam nas unidades de saúde do Estado, perderam as suas funções em decorrência da troca de cooperativa após o pregão. A Cooperativa de Atendimento Pré-Hospitalar, COAPH, começou a substituir a Coosaúde em janeiro deste ano. 


 



 


O Sindsaúde propôs uma dispensa de licitação para contratar o serviço das profissionais que ficaram sem trabalho após a mudança. O secretário ficou de avaliar a proposta e, caso não seja possível viabilizar as contratações, ele afirmou que irá encaminhar uma nova licitação, exclusiva para contratação de auxiliares de enfermagem. 


 


Outra questão debatida na reunião foi a realização de curso técnico para os auxiliares de enfermagem na Escola de Saúde Pública. O secretário se comprometeu a viabilizar a realização do curso, destinado ao grupo de auxiliares de enfermagem, prejudicados com a mudança de cooperativa. 


O Sindsaúde está buscando outras alternativas para tentar assegurar a contratação o mais breve possível das profissionais que foram desligadas. 


 


Com informações da Assessoria de Comunicação do Sindsaúde – Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Ceará