Sindsaúde participa de reunião com secretária da saúde de Fortaleza

Reunião da Mesa Setorial da Saúde de Fortaleza, em 09/06.

A diretora do Sindsaúde Ceará, Silvânia Lopes, junto a outras entidades sindicais representativas dos servidores da saúde de Fortaleza, participou nesta quarta-feira, 09/06, da reunião da Mesa Setorial da Saúde de Fortaleza, com a presença da secretária municipal da saúde, Ana Estela. Na pauta, a jornada de 32 horas para os servidores do nível médio do concurso de 2015, a produtividade e a aceitação de declarações para ausências por motivo de saúde.

32 horas

Sobre as 32 horas, a secretária Ana Estela se comprometeu a solicitar um parecer do procurador do município e fazer a repercussão financeira para analisar o impacto dessa mudança nos cofres do município. O Sindsaúde defende a isonomia de tratamento para os servidores do nível médio da saúde com a jornada de 32 horas semanais que os concursados de 2015 não tem direito.  A diretora Silvânia Lopes lembrou que outras categorias da Estratégia Saúde da Família, mesmo sem nenhuma formalização, cumprem as 32 horas e pediu mais valorização para os concursados do nível médio.

Declarações para justificar ausências

Sobre as declarações de comparecimento a consultas e exames médicos, a secretária informou que a situação já foi resolvida. Os servidores da saúde tem direito à liberação sem desconto na remuneração de um turno por mês para consultas e exames médicos, comprovados por declaração de comparecimento. Indagada sobre gestores de unidades que não estariam aceitando as declarações, ela pediu que isso fosse informado à secretaria para que as providências sejam tomadas.

Produtividade

Os valores referentes à produtividade tiveram uma queda muito acentuada desde 2020 e os servidores do nível médio da saúde querem entender a forma de cálculo para rateio desses recursos que são repassados às unidades de saúde. A secretária ficou de providenciar as informações solicitadas.

Uma nova reunião ficou agendada para ser realizada em 30 dias.