Sindsaúde protesta na porta da Santa Casa de Fortaleza

Na manhã desta terça-feira (10), o Sindsaúde realizou ato na porta da Santa de Casa de Fortaleza. O objetivo era cobrar melhores propostas para a Campanha Salarial 2012.

Os funcionários de nível médio e técnico de hospitais filantrópicos não estão satisfeitos com as propostas patronais.

Em negociação no dia 7/3, o Sindicato das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Ceará (Sindhef) ofereceu R$ 633,00 para o piso de auxiliar
de enfermagem, o que representa uma diferença de apenas R$ 11,00 em relação ao salário mínimo. No ano passado, esta diferença era de R$ 38,00.

“Nós estamos perdendo, nossos pisos sofrem cada vez mais desvalorização”, afirma a presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Ceará (Sindsaúde), Tereza Neuma.

No caso dos técnicos de enfermagem, a luta é para que seja criado um piso. Até 2011, essa demanda dos funcionários nem sequer era aceita. Agora, o sindicato patronal propõe o valor de R$651,00, considerado baixo pelos trabalhadores.

“Como sempre, o setor da Filantropia opõe resistência às demandas trabalhistas. A título de comparação, temos o caso do setor privado, que já fechou a Convenção 2012 e paga pisos de R$660,00 para auxiliares de enfermagem e R$700,00 para técnicos”, exemplifica.