O Brasil se encontra em um momento crucial no que diz respeito à implantação do piso salarial para os profissionais da enfermagem. Diante dos atrasos, promessas vazias e demora para avançar nessa pauta, o Ministério da Saúde lançou, recentemente, uma cartilha que delineou como ocorreriam os repasses dos recursos para o pagamento do piso, bem como os destinatários desses fundos e outras informações.
Clique aqui e acesse a cartilha
Posteriormente, o Ministério da Saúde publicou uma nova portaria que apresentou os valores e recursos que seriam destinados aos estados e municípios. Esses repasses, aguardados com expectativa, foram finalmente concretizados.
Clique aqui e acesse a portaria
Contudo, a responsabilidade agora recai sobre os ombros dos estados e municípios, que têm a responsabilidade de efetuar os pagamentos às instituições de saúde no prazo de até 30 dias a partir de 22 de setembro, data em que os repasses caíram nas contas. Vale ressaltar que, para os servidores públicos, os municípios devem dispor de um projeto de lei para viabilizar esse pagamento.
Diante dessa urgência e importância, o Sindsaúde Ceará segue na jornada protocolando ofícios em todos os municípios do estado do Ceará. O objetivo é solicitar, com máxima celeridade, reuniões com as gestões municipais para discutir a implementação do piso salarial para os profissionais de enfermagem de nível médio.
O Sindsaúde promete seguir em uma verdadeira maratona, visitando todos os municípios do estado do Ceará, em defesa da implantação de um piso da enfermagem que respeite a dignidade desses incansáveis trabalhadores da saúde. Esta jornada é um lembrete de que, em tempos desafiadores, é fundamental honrar e valorizar aqueles que estão na linha de frente do cuidado com a saúde de nossa população. O piso da enfermagem não é apenas um número, mas um reconhecimento do papel vital que esses profissionais desempenham.