SMS participa de ações do Dia Mundial do Coração

234


Em alusão ao Dia Mundial do Coração, 29 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará e com a Sociedade Cearense de Cardiologia, promove hoje (25/09), das 14h às 17h, no shopping Benfica, uma tarde de mobilização com o objetivo de alertar a população sobre os riscos das doenças cardiovasculares, principalmente, nas crianças.


Neste ano a campanha nacional traz o tema: “Ajude as crianças a seguir o caminho para um coração saudável”.


As atividades, desenvolvidas por profissionais de saúde, pretendem transmitir uma mensagem de estímulo à prevenção das doenças cardiovasculares à partir da infância e estimular a população para adoção de hábitos saudáveis. Além de verificar a pressão arterial e a medição da circunferência abdominal, os profissionais vão esclarecer quais são os fatores de risco das doenças, distribuir material educativo e realizar jogos com as crianças.


Saiba mais – No Brasil, as doenças cardiovasculares (como infarto, acidente vascular encefálico, insuficiência cardíaca e renal) causam 31,3% das mortes (cerca de 300 mil) entre as doenças não transmissíveis. As doenças cardiovasculares afetam indivíduos de todos os níveis socioeconômicos e, mais especificamente, aqueles que pertencem a grupos vulneráveis, como os idosos e pessoas com baixo nível educacional e econômico. Muitas dessas doenças têm início na infância e adolescência, tendo o seu estágio avançado na vida adulta. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as crianças de 5 a 17 anos devem fazer pelo menos 60 minutos de atividade física (dança, caminhada, passear com o cachorro, correr, pedalar, nadar, brincar, praticar esportes competitivos) todos os dias. Se a prática de atividades ultrapassar uma hora, os exercícios proporcionam ainda mais benefícios à saúde da criança. Outra dica é limitar o tempo das crianças em frente à televisão ou jogando videogame para o período máximo de duas horas por dia. Também é importante que os pais incentivem e proporcionem uma alimentação saudável para os seus filhos.