Unimed Fortaleza elege hoje novo presidente

A nova diretoria da Unimed Fortaleza será definida hoje, em votação que acontece das 8h às 20h, na sede da cooperativa. Concorrem ao pleito duas chapas: “Unimed no Rumo Certo”, apoiada pela atual gestão, e “Renova Unimed”, de oposição. Emair Silva Borges e João Cândido de Souza Borges, respectivamente, concorrem ao cargo. O mandato é de quatro anos. De acordo com a Unimed Fortaleza, 4.018 cooperados estão aptos a votar.

Com mais de 400 mil clientes na Região Metropolitana de Fortaleza e mais de 50 mil no Interior do Estado, a cooperativa é hoje a maior operadora de saúde das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Serão eleitos ainda os membros dos conselhos de Administração, Fiscal e Técnico da entidade.

Dentre as propostas da chapa “Unimed no Rumo Certo” estão: alcançar o valor de R$ 120 para consulta médica; elevar valores de consulta do Uniplano e do Uniflex ao valor do Multiplan; atualizar anualmente os valores de honorários de procedimentos e aumentar a Remuneração dos Plantonistas do Hospital Regional Unimed, Centros Integrados de Atendimento Unimed, Unimed Urgente, Unimed Lar e Centro Pediátrico, alcançando o maior valor do mercado. A chapa da situação pretende ainda implantar um Centro de Especialidades Médicas para Cooperados que não têm consultórios próprios.

Já a oposição tem como uma de suas principais propostas, acabar com a possibilidade de reeleição para a presidência. Quanto ao valor da consulta, a chapa encabeçada por João Borges pretende instituir um valor único de consultas, de R$ 80 em 2014 e de R$ 120 até o fim da gestão. Assim como implantar a tabela da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) vigente para os procedimentos de todos os planos, equiparar os valores dos plantões da rede própria aos valores pagos pelas cooperativas de especialidades e rever a política remuneratória e empregatícia utilizada nos Ciaus. A oposição pretende ainda, contratar uma auditoria para avaliar a situação da cooperativa.

Camed

Conforme publicado no O POVO, dia 14 de fevereiro, a Unimed Fortaleza poderá assumir cerca de 55 mil usuários da Camed Vida no Ceará e parte do Nordeste. As operadoras comunicaram a intenção no dia 6 à Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Sobre isso, a chapa “Renova Unimed” alega que os cooperados não teriam sido informados da negociação e que o plano seria deficitário. Já a atual administração informa que a “decisão foi especialmente fundamentada na ampla rede de clínicas, laboratórios e hospitais credenciados à Unimed Fortaleza, a qualidade e a quantidade de médicos disponíveis, a sustentabilidade financeira (…)”.

Saiba mais sobre as chapas:

Unimed no Rumo Certo

Renova Unimed

Conheça o currículo dos candidatos

Dra. Emair Silva Borges

Especialização em Pediatria pela Sociedade Cearense de Pediatria.

Especialização em Gestão Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública.

1986 – Presidente da Sociedade Cearense de Pediatria.

1988 – Coordenadora da Emergência do Hospital Infantil Albert Sabin.

1991 – Diretora Técnica do Hospital Infantil Albert Sabin.

1992 – Diretora Clínica do Hospital Infantil Albert Sabin.

1993 – Diretora Geral do Hospital Infantil Albert Sabin.

2002 a 2006 – Diretora de Recursos Médicos Hospitalares da Unimed Fortaleza.

2002 a 2012 – Chefe de Equipe do Hospital Albert Sabin.

Atual Diretora Geral do Hospital Regional da Unimed Fortaleza

Dr. João Cândido de Souza Borges

Neonatalogista habilitado pela SBP/AMB.

– Tem cursos de especialização na Unicamp (Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde), Fundação Oswaldo Cruz e Escola Nacional de Saúde Pública (Gestão Hospitalar).

Foi presidente da Sociedade Cearense de Pediatria

Foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria

Presidiu congressos de âmbito nacional em Pediatria e Perinatologia.

Foi diretor Geral do Hospital César Cals.

Foi fundador e Diretor do Hospital da Mulher de Maracanaú.

Foi diretor Geral do Hospital Infantil Albert Sabin, onde atualmente ocupa o cargo de diretor técnico.

Fundador e atual Presidente da Cooperativa de Pediatras do Ceará

Fonte: O Povo