Uruoca – Em reunião com prefeito, Sindsaúde trata sobre melhorias na remuneração dos ACS E ACE

Reunião com prefeito de Uruoca na quinta-feira, 01/07.

O Sindsaúde Ceará, representado por seus diretores, Solange Ponte, Maria Ivonete, Manoel Alves de Lima e Francisco Adailton, acompanhados do assessor jurídico, Roberto Rebouças, participaram nesta quinta-feira, 01/07, de reunião presencial com o prefeito de Uruoca, Jan Kennedy Paiva, com o assessor especial legislativo, Francisco Monte Neto e com a procuradora geral de Uruoca, Dayse Fonseca, para tratar sobre diversas reivindicações dos ACS e ACE. Na reunião, estiveram presentes também as ACS Maria Félix e Ivanclea.

Na ocasião, foram apresentadas as seguintes reivindicações:

1) implantação do incentivo mensal para os ACS no valor de 35% do piso salarial da categoria;

2) atualização do número de ACE junto ao Ministério da Saúde para adequar o recebimento da parcela extra;

3) fornecimento regular de EPI’s para ACE e ACS;

4) Atendimento às necessidades dos ACS com contratos temporários (período da pandemia) e reivindicação de concurso público;

5) criação do Incentivo Variável por Desempenho de Metas (IVDM) de forma paritária entre os componentes das equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no âmbito do Previne Brasil.

Além das explicações, foram entregues ao prefeito dois modelos de projetos de Leis elaborados pela assessoria jurídica do Sindsaúde, sendo um para o reajuste do incentivo mensal e outro para o Previne Brasil.

Após ouvir atentamente todas as explicações e fundamentação apresentadas, o prefeito e sua equipe ficaram de avaliar as reivindicações dentro das possibilidades atuais da prefeitura.  Uma nova reunião deve ser agendada para dar um retorno às demandas.

Para o diretor Manoel Alves, “a reunião foi muito bem conduzida pela equipe do Sindsaúde, passando bastante segurança para o prefeito e seus secretários, os quais, neste primeiro momento, se mostraram bastante sensíveis às necessidades das duas categorias”.