Vitória – Piso salarial da Enfermagem é aprovado no Senado Federal

A presidente do Sindsaúde Ceará, Marta Brandão e o diretor de comunicação da entidade, Glayson Melo, estiveram em Brasília, ontem, quarta-feira (24/11), onde articularam junto aos senadores para garantir a aprovação do Projeto de Lei 2564/2020 que institui o piso salarial da Enfermagem.

Martinha, junto com lideranças de outras entidades representantes da enfermagem cearense como o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-CE), Sindicato dos Enfermeiros (Senece), Sindicato dos Servidores Municipais de Fortaleza (Sindifort) e a vereadora Enfermeira Ana Paula, chegaram cedo ao Senado Federal e visitaram diversos gabinetes, para reforçar o pedido de apoio ao PL, começando pelos três senadores do Ceará: Cid Gomes(PDT), Chiquinho Feitosa(DEM) e Eduardo Girão(Podemos).

E a vitória histórica veio antes da noite. A votação começou por volta das 16 horas com a leitura do parecer e discussões do projeto que foi aprovado no Plenário do Senado por unanimidade.

A proposta, de autoria do senador Fabiano Contarato (Rede-ES) e que recebeu voto favorável da relatora, a senadora Zenaide Maia (PROS-RN), cria o piso salarial nacional do enfermeiro, do técnico e do auxiliar de enfermagem e também da parteira.

A Senadora Eliziane Gama (Cidadania/MA) apresentou emenda substitutiva, em comum acordo com as entidades da enfermagem, buscando apoio e criando condições para a aprovação do projeto.

Agora o texto segue para análise da Câmara dos Deputados e cabe a categoria manter e aumentar a mobilização nos municípios e estados para pressionar os parlamentares. Para isso, entre em contato com os deputados do seu estado, começando pelo que recebeu o seu voto, e pressione para que o projeto seja votado e aprovado.

O Sindsaúde Ceará agradece e enaltece a luta das enfermagem cearense, profissionais e entidades, pela brilhante campanha desenvolvida em nosso estado pela aprovação do Projeto; agrade especialmente ao senador Fabiano Contarato pela dedicação, empenho e luta em prol dos profissionais da Enfermagem; à senadora Eliziane Gama, por toda dedicação e luta pela aprovação do Piso; e aos senadores cearenses Cid Gomes, Eduardo Girão e Chiquinho Feitosa – suplente e que assumiu a vaga do senador Tasso Jereissati, por manifestarem seu apoio e votarem SIM pela valorização da enfermagem.

Para Marta Brandão, presidente do Sindsaúde Ceará, “essa vitória é o primeiro passo para consolidar a valorização desses profissionais, que muito tem sido exigido nessa pandemia. É com imensa alegria que acompanhamos toda sessão que aprovou o PL 2564 no Senado e continuaremos na luta, mais fortes ainda, para que também seja aprovado na Câmara dos Deputados. Estamos convictos que aprovar o piso no Brasil é, sobretudo, fazer justiça aos profissionais que tem colocado a sua vida em risco para salvar vidas!”

Confira as imagens desse importante dia para Enfermagem no Senado Federal

1 COMENTÁRIO

1. estou feliz a enfermagem so tem sido cobrada a pandemia veio mostar oesforço a esses herois anonimos que dao muitas as suas vidas e sofre em silencçio as dores e incopreençoes da profissao a 40 e dois anos vivo essa realidade agradeço a deus por estar vendo essas conquistas parabens a todos que lutaram por esses direitos