Sindsaúde cobra antecipação de parcela do 13º de servidores da saúde de Fortaleza

A entidade sindical participou de reunião nesta segunda-feira, 08/06, onde cobrou respostas às demandas já encaminahdas à gestão, como é o caso da criação do Auxílio Covid, Pecúlio por Óbito e aumento do adicional de insalubridade para o grau máximo.

O Sindsaúde, representado pela presidente Marta Brandão e pelos dirigentes José Quintino, Silvânia Lopes e Glayson Melo, participou de reunião na Coordenadoria Especial de Articulação Política da Prefeitura de Fortaleza, nesta segunda feira, 08/06.

A direção do Sindsaúde cobrou dos representantes da gestão, Francisco Barroso e Felipe Pontes, respostas para as demandas dos servidores do nível médio da saúde, repassadas através de ofícios, encaminhados pelo Sindsaúde.  Entre as pautas, além da manutenção do pagamento antecipado da parcela do 13º salário, suspensa pelo município, está o pagamento do adicional de insalubridade no grau máximo de 40% e o pagamento do Auxílio por contágio da Covid-19, no valor de um salário mínimo, durante dois meses, para aqueles servidores que venham a ser afastados do trabalho em decorrência do novo Coronavírus. Outra reivindicação feita pelo Sindsaúde é de que o município destine aos familiares de servidores que morreram em consequência do Coronavírus um Pecúlio por óbitoem valor a ser avaliado pela própria gestão.

A presidente do Sindsaúde, Marta Brandão, reforçou o pedido para que a categoria da saúde fique de fora da suspensão do adiantamento dos 40% do 13º. Este adiantamento, mesmo não sendo obrigado por lei, é tradicionalmente pago no mês de junho. Marta Brandão enfatizou que os profissionais da saúde estão na linha de frente desta pandemia, colocando em risco a própria vida e de suas famílias, devendo ser ainda mais valorizados e  reconhecidos nesse momento. “Muitos profissionais estão adoecendo e até vindo a óbito em decorrência dessa pandemia”. Adireção solicitou uma interlocução junto ao prefeito Roberto Claúdio para que sejam atendidas as demandas encaminhadas pelo Sindsaúde.

Francisco Barroso ficou de levar o resultado da reunião ao secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, Philipe Nottingham, e ao prefeito Roberto Claudio, para buscar uma interlocução. Ele se comprometeu a dar uma resposta ao Sindsaúde até esta terça-feira, 09/06.