Sindsaúde solicita mais benefícios e garantias para trabalhadores da saúde expostos ao Coronavirus

O Sindsaúde está encaminhando à secretaria estadual e demais secretárias municipais de saúde e aos sindicatos patronais da rede particular e filantropia ofícios solicitando pagamento de adicional de insalubridade de 40%, auxílio financeiro para profissionais afastados pela Covid 19 e indenização para familiares de trabalhadores que morrerem em decorrência do novo Coronavirus.

Em decorrência do alto risco de contágio e letalidade do Coronavirus entre profissionais da saúde, o Sindsaúde Ceará está solicitando às Secretarias de Saúde e aos gestores das unidades de saúde da rede particular e da filantropia a concessão de benefícios de forma emergencial a trabalhadores da saúde do nível médio que estão colocando a própria vida em risco atuando na linha de frente contra o novo Coronavirus. Um ofício foi encaminhado à Secretaria Municipal da Saúde nesta segunda-feira, 04/05. Outros ofícios serão encaminhados ainda nesta semana a outras prefeituras e aos sindicatos patronais da rede particular e filantrópica. No documento, são solicitados os seguintes benefícios:

-Adicional de insalubridade no percentual máximo de 40%;

-Auxílio financeiro de um salário mínimo para profissionais afastados em virtude da Covid-19; e

-Indenização para familiares de trabalhadores da saúde do nível médio que morreram ou venham a falecer em decorrência da pandemia.

O Sindsaúde ressalta que o Governo do Estado já adotou medidas nesse sentido de forma pioneira no país e conta com a sensibilidade dos gestores tanto da saúde pública como particular e filantropia para que adotem as medidas sugeridas em caráter de urgência.

“Defendemos que esses profissionais sejam compensados financeiramente pelo alto risco que correm no exercício de sua profissão. Além do alto risco de contágio e morte, esses trabalhadores também expõem suas famílias à doença” – comentou Marta Brandão, presidente do Sindsaúde Ceará. “Esperamos que o Poder Público e os gestores das unidades de saúde da rede particular e filantropia usem do bom senso e avaliem e adotem as medidas sugeridas o mais rápido possível, beneficiando inclusive as famílias dos profissionais que perderam a vida para o Coronavirus” – finalizou.