O ato foi realizado na sexta-feira, 07/04, em frente a Secretaria da Saúde de Caucaia.
A manifestação dos ACS de Caucaia, realizada na sexta-feira, 07 de abril, resultou em reunião com o Secretário Municipal da Saúde, Moacir Soares, e sua assessoria. Na ocasião, foi discutida a pauta principal da categoria: o reajuste do incentivo financeiro, com a equiparação das remunerações dos ACS do Estado e município.
A categoria rejeitou o formato de equiparação sugerido pelos gestores municipais, que desconsiderava o reajuste do incentivo para as agentes estaduais, que são responsáveis pelo montante de recursos que soma mais de 271.752,00 para os cofres municipais. A comissão formada pela representação dos trabalhadores apresentou uma nova proposta que é de 50% de incentivo.
Após discussão, os representantes da gestão ficaram de apresentar uma decisão final sobre a reivindicação antes do inicio do curso técnico de agentes comunitário de saúde, diferente do que tinha proposto o próprio secretário que queria promover a implantação do acordo apenas ao fim da formação técnica da categoria. Uma nova reunião ficou agendada para o dia 24/04, quando será apresentada a resposta da gestão municipal.
Para a presidenta da Associação dos ACS de Caucaia e diretora do Sindsaúde, Delivania Santos, “a mobilização da categoria foi fundamental para os encaminhamentos obtidos, pois, não podemos esperar formação e territorialização para que seja atendida uma demanda de tamanha urgência”.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Sindsaúde – Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Ceará












