ACS de Juazeiro do Norte vinculados ao Estado entram em greve no dia 17 de junho

Agentes comunitários de saúde(ACS) são contra a manobra do prefeito “Raimundão”, que retirou gratificação dos trabalhadores na mesma lei em que instituiu o piso municipal da categoria.

A greve foi decidida em assembleia realizada na manhã desta sexta-feira, 12 de junho de 2015, com a participação de representantes da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Juazeiro do Norte e de dirigentes do Sindsaúde, tendo à frente a presidente Marta Brandão. Ao todo, são 228 Agentes Comunitários de Saúde vinculados ao Estado prejudicados com a medida do prefeito Raimundo Macedo, que aproveitou indevidamente a Lei Nº 4477, de 21 de maio de 2015, que instituiu o piso salarial dos ACS vinculados ao município, para retirar a gratificação dos ACS vinculados ao Estado.

A repercussão no orçamento dos 228 ACS vinculados ao quadro de pessoal do Estado é relevante, pois a medida inoportuna do prefeito significa R$ 500,00 a menos todo mês nos rendimentos destes profissionais. Lembrando que a Prefeitura de Juazeiro do Norte recebe por mês R$ 1.014,00 do Governo Federal por ACS do Estado que trabalha em Juazeiro e os salários desses profissionais são custeados pelo Governo do Estado. Ou seja, além de não querer gastar um centavo com os ACS do Estado, o prefeito ainda retirou um benefício dos profissionais que era assegurado por lei.

Por entender que somente a mobilização fará o prefeito retornar o incentivo é que a categoria decidiu entrar em greve a partir da próxima quarta-feira, 17/06. Após a assembleia, foi realizada uma reunião com dirigentes da Associação dos Agentes de Saúde de Juazeiro do Norte e dirigentes do Sindsaúde Cariri, com a presença da presidente do Sindsaúde, Marta Brandão. O objetivo foi esclarecer dúvidas sobre a greve e planejar as escalas para respeitar os limites da lei.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Sindsaúde – Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Ceará