Ato simbólico marca assinatura da lei que institui piso dos ACS vinculados ao Estado

Cerca de duzentos agentes comunitários de saúde e sindicalistas participaram do ato, realizado no Palácio da Abolição no dia 27 de março de 2015.

O evento marcou a sanção da lei 15.774/2015 que instituiu o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) vinculados ao Estado do Ceará. Na ocasião, o Governador Camilo Santana entregou mensagem ao presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, que assegura o reajuste do piso de acordo com o índice de reajuste dos servidores estaduais, desde que não seja inferior ao reajuste previsto pelo Governo Federal para o mesmo piso. A atitude é uma resposta à categoria, que não estava satisfeita com os vetos às emendas dos deputados Audic Mota(PMDB) e Elmano de Freitas(PT), que tratavam dos índices de reajuste do piso dos ACS.

A presidente do Sindsaúde, Marta Brandão, aproveitou a oportunidade para entregar ao governador Camilo Santana a pauta de reivindicações dos servidores públicos da saúde do Estado. Entre as reivindicações, a volta das gratificações e a oficialização da comissão de servidores, formada no encontro de servidores, realizado pelo Sindsaúde no dia 14 de março de 2015.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Sindsaúde – Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Ceará