Barbalha: ACS mantêm greve

Na última quarta-feira, dia 14/8, houve reunião entre a vice-prefeita de Barbalha, Betilde Sampaio, a comissão de agentes comunitários de saúde, categoria em greve desde o início do mês, e o Sindsaúde – diretores Márcia Vieira e Carlos Elias, além da assessoria jurídica.

A vice-prefeita reiterou a posição do prefeito, José Leite, de repassar mensalmente 40% do incentivo aos ACS a partir de julho de 2013. O prefeito afirma que licitará a compra de equipamentos de trabalho e de proteção, bem como discutirá, em janeiro de 2014, a possibilidade de aumentar o repasse do incentivo mensal, colocando o assunto em debate com sindicato e associação, sem garantias de que aumentará o repasse.

Logo após a reunião, os ACS realizaram assembleia e rejeitaram a proposta da Prefeitura, decidindo pela continuidade da greve. Aprovaram ainda um calendário de mobilização:

– Dia 16/8, às 19h, no Marco Zero, enterro do prefeito Zé Leite e panelaço.

– Todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 12h, haverá panelaço e apitaço no pátio da Prefeitura.