Cariri: Encontro debate luta pelas 30h semanais

O Sindsaúde Ceará realiza, neste sábado, 24 de maio, Encontro para debater a luta pela regulamentação da jornada de 30 horas para a Enfermagem. Será no Hotel das Fontes (Barbalha, distrito do Caldas), a partir das 8h. O evento conta com o apoio da Universidade Regional do Cariri (Urca) e para participar não é preciso inscrição.

Sairá ônibus da praça da Sé, no Crato, às 7h, passando por Juazeiro, onde pegará mais participantes em frente ao Colégio Cirão, por volta das 7h30, seguindo para Barbalha. Também uma topic sairá da Praça São Vicente, em Barbalha, e seguirá até o local do evento.

Os trabalhadores/as da enfermagem estão se mobilizando para que nossos representantes votem e aprovem o Projeto de Lei 2295/00, que regulamenta jornada de trabalho de 30 horas semanais para a Enfermagem, ou seja, auxiliares e técnicos de enfermagem e enfermeiros/as.

A redução da jornada de trabalho da Enfermagem trará mais qualidade de vida para os profissionais e melhor atendimento para a população.

Trabalhamos com vidas, lidamos com pacientes muitas vezes em estado grave ou terminal, também somos gente e sofremos impactos com a situação que nos cerca. Merecemos uma jornada diferenciada, pois o nosso trabalho acaba sendo mais desgastante que em outras áreas e, consequentemente, necessitamos de mais repouso para nos recompor e atender a população com qualidade máxima.

A redução da jornada de trabalho da enfermagem proporcionará mais tempo para que os profissionais invistam na própria formação, uma vez que a área da saúde requer estudos e atualizações constantes. Outro benefício, certamente, seria mais qualidade de vida, com mais tempo disponível para o descanso e o convívio com a família. A sociedade toda só tem a ganhar: profissionais mais felizes, realizados e bem dispostos para servir ainda melhor ao povo.

Apesar de toda esta argumentação e em que pesem os esforços envidados por entidades sindicais estaduais e nacionais, o projeto que reduz a jornada da Enfermagem para 30 horas semanais, o PL 2295/00, tramita no Congresso há de mais dez anos.

Precisamos furar este bloqueio conservador que há no Congresso. Para se ter ideia da dificuldade em aprovar pautas que beneficiem os trabalhadores, além deste PL da redução da jornada para a Enfermagem, que tramita há 14 anos, podemos citar o projeto de redução da jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais, tramitando no Congresso há mais de duas décadas sem perspectiva de ser aprovado, apesar dos estudos mostrarem que a mudança teria impactos positivos para a economia e desenvolvimento do Brasil.

Diante de tudo isso, precisamos mudar o final da história, conquistando essa vitória para a classe trabalhadora. A sociedade só tem a ganhar, com profissionais mais bem preparados e dispostos a servir com excelência. Contamos com sua solidariedade! Participe do nosso Encontro e entre nesta luta!