Com muita luta, ACS de Quixelô conquistam efetivação e maior porcentagem de incentivo

Após mobilização do Sindsaúde e dos agentes comunitários de saúde de Quixelô, a Prefeitura efetivou 15 trabalhadores e aumentou a porcentagem do repasse do incentivo financeiro de 30% para 40%. Houve o compromisso, ainda, de aumentar a porcentagem gradativamente, chegando a 70% até o final da atual gestão.

“Parabenizamos a categoria e ao sindicato também por esta conquista, que veio na hora certa, junto com as comemorações do Dia do ACS”, declara a diretora regional do Sindsaúde, Sílvia Helena.

O incentivo financeiro é uma verba enviada pelo governo federal aos municípios, no valor de R$950,00 a cada agente, destinada ao Programa de Atenção Básica à Saúde e às atividades dos ACS. Já o incentivo adicional no fim do ano é uma parcela extra destinada pelo Ministério da Saúde aos ACS.