Crato: Sindsaúde realiza atividades em adesão ao Outubro Rosa

120



O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Ceará (Sindsaúde) insere-se na Campanha Outubro Rosa com um calendário de atividades envolvendo trabalhadores/as da saúde e sociedade. No Crato, nesta quarta-feira, dia 9/10, haverá blitz educativa no Hospital São Francisco, às 6h, para distribuir material acerca da prevenção do câncer de mama e da importância de cobrar o direito feminino à saúde.


Em seguida, às 8h30, o sindicato estará, como parceiro, na Passeata do Outubro Rosa, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde do Crato. A concentração ocorrerá na Praça da Sé.


Já ao meio-dia, haverá ato em frente à prefeitura para denunciar perseguições a diretores sindicais e cobrar o pagamento do adicional de insalubridade aos trabalhadores da saúde.


A programação do Sindicato diz respeito ainda às comemorações de seus 72 anos de atividade.


“Em festa, celebramos, porém não esquecemos a luta. Por isso, escolhemos começar este calendário aderindo à Campanha Outubro Rosa, pois percebemos que as trabalhadoras da saúde lidam cotidianamente com a contradição de cuidar das pessoas e não terem tempo/condições de cuidar de si próprias. Enfrentam jornadas exaustivas, muitas vezes correndo de um hospital para o outro, cuidando da família e buscando mais qualificação, pois nossa área exige atualização constante”, declara a presidente do Sindsaúde, Marta Brandão.


Com a palavra de ordem “Combate ao câncer de mama, essa luta eu carrego no peito”, o sindicato visa contribuir para o debate cobrando do Estado a garantia de acesso à saúde. “Queremos o cumprimento da lei que versa sobre o prazo para início do tratamento da doença, da lei dos mamógrafos e também leis que garantam às mulheres um dia de folga para que realizem a prevenção ao câncer de mama e cólon do útero”, detalha a sindicalista.


Outras atividades


Na última sexta-feira, o Sindsaúde inauguração a iluminação rosa de sua sede em Fortaleza, bem como colocou placa sobre a temática da prevenção ao câncer na sede do Cariri. Estão previstas ainda blitzes educativas em hospitais, clínicas e laboratórios da região do Cariri e em hospitais e postos de saúde de Fortaleza.


Serviço


Atividades do Outubro Rosa do Sindsaúde no Crato: blitz educativa no Hospital São Francisco, às 6h30; Passeata do Outubro Rosa, às 8h30, saindo da Praça da Sé; e manifestação contra a perseguição política e pelo adicional de insalubridade, às 12h, em frente à prefeitura.