A manifestação, em clima de carnaval, foi realizada nesta segunda-feira, 21/02, em frente à Secretaria Municipal da Saúde.
Em clima de carnaval, o Sindsaúde Ceará realizou nesta segunda-feira, 21/02, a folia pela Educação Permanente. A ideia surgiu durante reunião da categoria e atraiu os olhares de quem passava pela Rua Barão do Rio Branco, no centro de Fortaleza. Com direito à estandarte, máscaras e outros adereços de carnaval, trabalhadores da saúde fizeram a folia enquanto dirigentes sindicais entraram para a reunião com a secretária Ana Estela. Representando o Sindsaúde Ceará, entrou o diretor Quintino Neto. O diretor Glayson Melo participou de forma remota da reunião.
Na reunião, foi apresentada a minuta do projeto para inclusão dos concursados de 2015 na Política de Educação Permanente de forma igual para todos os servidores da saúde do município. A ideia é que a minuta seja analisada pelos sindicatos e apresentada à categoria em assembleia. Só então, o assunto deve voltar à SMS no dia 14 de março próximo.
A minuta
A minuta do Projeto apresentado prevê a concessão de horas destinadas à Educação Permanente da forma que segue:
– 8 horas mensais para servidores com carga horária semanal de 40 horas;
– 6 horas mensais para servidores com carga horária semanal de 30 horas e;
– 4 horas mensais servidores com carga horária semanal de 20 horas.
Em todos os casos, a minuta do projeto prevê que metade das horas seja utilizada a cada 15 dias.
Sindicatos repudiam proposta e marcam assembleias
A proposta apresentada foi repudiada pelas entidades sindicais, pois reduz o direito que já era uma realidade para os servidores da saúde. Para tratar sobre a minuta apresentada, será realizada uma assembleia virtual conjunta com o Sindifort no dia 03/03, às 20h. No dia 09/03, uma nova assembleia, dessa vez, presencial, será realizada na Praça do Ferreira com todas as categorias da saúde de Fortaleza (nível médio e superior). No dia 14/03, os sindicatos devem dar uma resposta à prefeitura de acordo com as decisões tomadas pela categoria.
Confira AQUI vídeo sobre o assunto na nossa página no Facebook: