Encontro dos Enfermeiros debate crise na Saúde e a precarização do trabalho no Ceará

154


            A crise na saúde, que afeta tanto os usuários quanto os profissionais,  será discutida durante o Encontro dos Enfermeiros do Ceará que acontece neste sábado(30/05) a partir das 8 horas da manhã em Fortaleza.


           



 Dentro da programação que marca o mês da Enfermagem, a recém criada Associação dos Enfermeiros do Ceará, ASSEC, com o apoio do Sindsaúde, realiza neste sábado (30/05) o Primeiro Encontro dos Enfermeiros do Ceará. O evento será realizado no Hotel Marina Park, a partir das 8 horas da manhã e pretende reunir profissionais de todo o Estado. Com o tema “Na luta pela valorização. Contra a precarização!”, a atividade vai debater os desafios da profissão na atual crise da saúde, bem como as políticas públicas para a categoria que estão em tramitação nas casas legislativas brasileiras.


O evento, que encerra as atividades do mês da Enfermagem em Fortaleza, vai contar com a presença da deputada carioca e enfermeira Rejane de Almeida (PCdoB – RJ), considerada um ícone da luta em prol da categoria dos enfermeiros.  Entre suas conquistas está o piso salarial regional e propostas que buscam valorizar e gerar mais empregos e oportunidades para o setor da enfermagem. Na ocasião, ela vai ministrar a palestra “A Enfermagem na contemporaneidade: a precarização na contramão da valorização”.


            Com o evento, a ASSEC espera mapear as principais dificuldades que o enfermeiro enfrenta no desempenho de suas funções e traçar estratégias de otimização e melhoria nos serviços de saúde. Segundo a presidente da entidade, Ana Paula Brandão, a ideia é mobilizar os profissionais em torno das causas que dificultam o trabalho dos enfermeiros e que colaboram para a precarização do sistema de saúde, seja ele público ou privado. “Já possuímos órgãos que cuidam do cunho científico da profissão, agora pretendemos nos organizar diante das demandas de trabalho da categoria, que tem tornado a jornada desgastante e injusta com os usuários”, comentou a dirigente.


A deputada e enfermeira Rejane de Almeida tem uma reunião às 10 horas com a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Fortaleza.    


        


            :: Serviço


               Encontro dos Enfermeiros do Ceará


               Data: sábado, 30 de maio de 2015


               Horário: 8 horas da manhã


               Local: Salão Escuna – Hotel Marina Park


                           Av. Presidente Castelo Branco, 400 – Praia de Iracema