Enfermagem cearense vai voltar às ruas nesta quarta, 21/09, em paralisação nacional da categoria

Entidades representativas da enfermagem de todo o país decidiram realizar esse dia de paralisação depois que o STF, em votação, manteve a suspensão da Lei 14.434, do piso da enfermagem.

Para manter a pressão contra os patrões, a enfermagem brasileira segue mobilizada nas ruas e nas redes. Nesta quarta-feira, 21/09, será realizada uma paralisação nacional da categoria. Em Fortaleza, será realizada uma caminhada, com concentração marcada para às 8h da manhã. As trabalhadoras e trabalhadores devem se encontrar na Rua Visconde do Rio Brando, em frente ao Hospital Regional da Unimed. Em seguida, eles seguem para a Avenida Aguanambi, passando pelo Hospital Antônio Prudente, do grupo Hapvida e seguindo até o Hospital Uniclinic.

Vamos manter a categoria mobilizada nas redes e nas ruas. É assim que vamos assegurar que essa conquista tão importante efetivamente chegue ao bolso desses profissionais que tanto se sacrificam, sem a merecida valorização” – afirmou Quinino Neto, diretor do Sindsaúde Ceará.

Votação no STF

Por 7 votos a 4, os ministros do STF votaram para manter a suspensão da Lei 14.434, de 2022, que prevê o pagamento dos pisos da enfermagem para enfermeiras(os), técnicas(os) e auxiliares de enfermagem e parteiras. A liminar que suspendeu os efeitos desta Lei também determina um prazo de 60 dias para que entes da área da saúde pública e privada apresentem esclarecimentos sobre os impactos da medida. Após esse período, a liminar será reavaliada.

No dia 4 de setembro, o STF atendeu pedido de liminar feito pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde), que representa os patrões da saúde, que tem feito de tudo para não pagar os salários previstos na Lei do Piso da Enfermagem.

Paralisação Nacional da Enfermagem em Fortaleza

Quarta-feira, 21/09

Concentração às 8h da manhã

Em frente ao Hospital Regional da Unimed (Rua Visconde do Rio Branco)