Hospital Universitário vai ganhar mais 6 leitos para transplante

O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Universidade Federal do Ceará (UFC), vai ganhar mais seis leitos para o serviço de transplante de medula óssea. A partir de financiamento do Ministério da Saúde, o número de leitos destinados ao atendimento de transplantados subirá para oito, conforme Fernando Barroso, chefe do Serviço de Hematologia e Transplante de Medula Óssea da unidade.

A previsão para a duração da obra de ampliação, que já teve a ordem de serviço aprovada, é de oito meses, segundo Barroso. Com a ampliação, o HUWC poderá ser habilitado para realizar transplantes alogênicos de medula óssea, procedimentos no qual o material utilizado é proveniente de um doador compatível. Atualmente, a unidade tem somente dois leitos e realiza apenas transplante do tipo autólogo, quando o material transplantado é retirado do próprio paciente.

De acordo com Fernando Barroso, nos últimos quatro anos, o HUWC realizou 77 transplantes de medula em parceria com Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce); 26 foram apenas no ano passado. “Já vamos para 12 transplantes em 2013. É um crescente. Com certeza, completaremos os 100 transplantes ainda este ano”, cita.

Muitos pacientes que precisam de transplante de medula acabam se deslocando para outros estados em busca de atendimento. No entanto, conforme Barroso, o êxodo dos pacientes diminuiu porque o tempo de espera por transplante fora do Estado acaba sendo o mesmo de aguardo no Ceará. “Não existe mais deslocamento. O paciente prefere esperar para transplantar aqui a ir para fora”, constata.

Evento Pós ASH/ Tandem/EBMT

Quando: 17 a 19 de abril

Onde: Hemoce (avenida José Bastos, nº 3.390, bairro

Rodolfo Teófilo)