Juazeiro do Norte – ACS definem nova agenda para a greve

Em assembleia realizada nesta quinta-feira,16/07, em Juazeiro do Norte, os agentes comunitários de saúde decidiram fortalecer a greve e aprovaram um novo calendário de atividades.

A assembleia foi realizada na manhã desta quinta-feira, 16/07, na sede do CEREST, em Juazeiro do Norte. Os agentes comunitários de saúde vinculados ao Governo do Estado decidiram manter a greve e definiram os próximos passos na luta pela volta dos incentivos financeiros da categoria.

No próximo dia 21 de julho, um ato deve concentrar os ACS na Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte. No dia 23, a concentração será na sede da prefeitura municipal. Uma caminhada está agendada para o dia 28 de julho, saindo da secretaria da saúde e seguindo até a prefeitura. No dia 10 de agosto, está agendada uma reunião com o prefeito Luís Ivan às 8 horas da manhã. Na noite anterior, os ACS prometem fazer uma vigília na porta da prefeitura.

Durante reunião na última terça-feira, 14/07,  o prefeito disse que tem disposição de dialogar com as categorias. Ele explicou que desde que assumiu a prefeitura, tem recebido muitas demandas e problemas, principalmente na área da saúde. Ele disse ainda que precisa de um tempo para analisar e entender o problema.

Os Agentes Comunitários de Saúde de Juazeiro do Norte, vinculados ao Estado, estão em greve desde o dia 22 de junho de 2015. Eles exigem que a prefeitura volte a pagar o incentivo financeiro que foi retirado pela mesma lei que instituiu o piso dos ACS do município. Uma atitude considerada uma manobra do prefeito afastado, Raimundo Macedo, o Raimundão.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Sindsaúde – Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Ceará