O procedimento, a micropigmentação, é uma espécie de tatuagem que devolve o desenho do mamilo às mulheres que passaram por reconstrução mamária após mastectomia.

Durante a tarde, no laboratório de Estética da Fametro das 14 às 16h, 16 profissionais voluntários vão realizar gratuitamente o procedimento de dermopigmentação para desenho das aréolas mamilares de 16 mulheres.
Para isso, o Sindsaúde está selecionando as mulheres que vão receber o procedimento. A ideia é atender profissionais da área da saúde do nível médio. Podem receber o procedimento mulheres que tiveram câncer de mama, fizeram mastectomia e reconstrução mamária. É necessário que a paciente esteja de alta médica. Embora a prioridade seja para as mulheres trabalhadoras da saúde, outras mulheres também podem se inscrever até que se preencham todas as vagas. Quem desejar receber o procedimento pode ligar para a secretaria do Sindsaúde, através do 3251-9058.
Segundo a coordenadora da ação Amigos do Peito, a esteticista Gisele de Paulo, o procedimento de desenho do mamilo é similar a uma tatuagem. Enquanto na tatuagem, o pigmento atinge a derme, a técnica de dermopigmentação não ultrapassa a epiderme. Gisele esclarece que o procedimento é feito em duas etapas. A primeira dura em média 40 minutos. A segunda etapa, após 30 dias, é indicada para fazer os retoques que sejam necessários. Após a aplicação, a tinta não sai mais e a vitalidade das cores dura três anos.
Em 2014, nesta mesma ação, 32 mulheres foram beneficiadas pela ação, que também desenhou sobrancelhas novas para quem perdeu os pelos após tratamentos de quimioterapia.
Confira o antes e depois de quem passou pela ação em 2014:

O câncer de Mama
Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer, o Brasil deve registrar 576.580 novos casos de câncer em 2015. Desses, cerca de 57 mil serão de câncer de mama. No Ceará, a taxa estimada é 44,78 casos para cada cem mil mulheres.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Sindsaúde – Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Ceará
Mais informações:
Assessoria de comunicação do Sindsaúde – (85) 3251.9059/ 3251-9058