Pacoti – agentes de saúde e motoristas cobram respeito

120

Os vereadores de Pacoti estão convocando, pela segunda vez, a secretária de Saúde, Tereza Viana, para audiência nesta segunda-feira, dia 9, às 9h. O objetivo é tratar de algumas atitudes da secretária com relação aos trabalhadores de sua pasta. Em agosto, a gestora negociou uma pauta com os motoristas e em seguida não só não cumpriu com a palavra, como devolveu dois motoristas à Prefeitura, uma clara atitude de vingança.

Com os agentes comunitários de saúde também não há diálogo. Logo que assumiu a secretaria de Saúde, a gestora prometeu fornecer os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e nada, até agora. Repassa a todos os profissionais do Programa de Saúde da Família (PSF) a verba do PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica), que deveria ser feita por equipe, repassada por igual para todos os profissionais que compõem o grupo, entre eles os agentes comunitários de saúde, assim como médicos, enfermeiros etc.

Além destes problemas sérios, os agentes de saúde se veem excluídos das atividades do município, como ocorreu durante a comemoração do Dia do Município, para o qual a categoria não foi convidada.

Já os motoristas cumprem jornada de trabalho muito extensa, de 24 horas seguidas, o que pode colocar em risco a vida deles próprios e dos pacientes, assim como não recebem o valor correto do adicional noturno, nem as diárias quando saem do município.

Diante de tudo isso, aproveitamos a iniciativa da Câmara de Vereadores para solicitar o fornecimento dos EPIs, o repasse da verba do PMAQ e mais respeito com agentes de saúde e motoristas, pois desempenhamos um papel muito importante para a saúde da população. No dia 3 de setembro realizamos manifestação no centro da cidade, mas não tivemos retorno da secretária de saúde. Esperamos que a nossa pressão, junto com a dos vereadores, possa surtir efeito.


Pedimos ainda a solidariedade do povo de Pacoti, que conhece de perto o trabalho dos agentes de saúde, assim como sabe da importância e dedicação dos motoristas.