O pedido acontece após cinco meses de salários atrasados dos servidores públicos efetivos e dos trabalhadores com contratos temporários.
O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado no Ceará, Sindsaúde, encaminhou ofício à Promotoria de Justiça de Palhano nesta terça-feira, 28/07, solicitando providências no sentido de ingressar com ação de improbidade administrativa contra o prefeito de Palhano, Nilson Freitas.
O pedido foi feito depois que dirigentes do Sindsaúde estiveram no hospital municipal de Palhano e se depararam com uma situação de total descaso com os servidores públicos da saúde.
Os salários estão atrasados desde maio deste ano. Muitos servidores ainda não receberam o 13º salário referente ao ano de 2014 e outros trabalhadores não concursados estão em situação ainda pior. O atraso nos pagamentos chega a cinco meses. Além disso, quando o servidor goza férias também não recebe o adicional de férias (1/3) previsto na Constituição Federal. Com tudo isso, no hospital, um enfermeiro que se apresentou como vereador do município declarou que em Palhano os servidores doam os seus salários para pagar as dívidas da prefeitura. Um total desrespeito aos profissionais que mesmo sem receber continuam trabalhando.
Além do ofício encaminhado ao Promotor de Justiça da Comarca de Palhano, Cleiton Sena de Medeiros, o Sindsaúde encaminhou ofício também à vereadora Francisca Edinalva Lima Silva, solicitando esforços no sentido de agendar uma audiência pública na Câmara Municipal de Palhano para que seja debatido o sistemático atraso de salário dos servidores efetivos e contratados desse município.
Com informações do Sindsaúde – Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Ceará