PLN da Enfermagem: Um Passo para Valorizar os heróis da saúde

O Projeto de Lei que institui o Piso Nacional da Enfermagem é uma grande conquista para a categoria. Há muito tempo, os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem enfrentam baixos salários, condições precárias de trabalho e sobrecarga de atividades. O reconhecimento e a valorização desses profissionais é uma questão de justiça social e uma forma de garantir o direito à saúde.

A assinatura do Presidente Lula na tarde desta terça-feira,18 de Abril, representa um passo importante para que de fato o Piso Salarial da Enfermagem seja uma realidade no contracheque dos trabalhadores o que é um grande avanço na valorização desses profissionais. Porém, ainda há um percurso até que seja efetivado.

Com a implantação do PLN da Enfermagem, espera-se que a situação melhore significativamente. Além de estabelecer um piso salarial para as categorias a medida pode contribuir para a regulamentação das atividades de enfermagem e para a formação de uma carreira sólida e reconhecida.

Para que o projeto seja efetivado em todas as instâncias é preciso mobilização de toda a categoria, bem como o engajamento da sociedade como um todo. A enfermagem é uma profissão fundamental para a saúde e a implantação do Piso Nacional é um passo importante para a sua valorização e reconhecimento. No entanto, é preciso que a sociedade como um todo compreenda a importância desses profissionais e exija que o projeto seja efetivado em todas as instâncias, para que possam ter uma carreira mais digna e justa.

É hora de reconhecer e valorizar os profissionais de enfermagem, que lutam todos os dias pela saúde e pelo bem-estar da população. Eles são os verdadeiros heróis da linha de frente, que se dedicam incansavelmente para cuidar salvar vidas. A implantação do Piso Nacional da Enfermagem é uma questão de justiça social e uma forma de garantir o direito à saúde, que é um direito fundamental de todos os brasileiros.

Martinha Brandão, Presidente do Sindsaúde Ceará