Protesto no Paço – Candidatos aprovados em concurso da saúde pressionam prefeitura pela convocação

379


Candidatos do cadastro de reserva do concurso realizado em 2015 ainda aguardam convocação e reclamam de vagas ocupadas por funcionário sem vínculo(RPA), terceirizados e celetistas.


 


Cerca de cem candidatos aprovados no concurso público realizado pela Prefeitura de Fortaleza em 2015 para provimento de vagas nos postos de saúde do município e que estão no cadastro de reserva vão realizar um ato nesta segunda-feira, 15/02, no Paço Municipal, a partir das 14h30, durante reunião da Mesa Central de Negociação – que vai tratar sobre o reajuste salarial dos servidores públicos de Fortaleza.


Muitos desses trabalhadores já trabalham em postos de saúde de Fortaleza através de empresas terceirizadas, o que comprova a existência de vagas para os candidatos aprovados no concurso público. Além de terceirizados, a prefeitura tem gastos com trabalhadores celetistas e autônomos(RPA).


 


De acordo com informações do edital Nº 09 de 2015 do concurso público realizado pela Prefeitura de Fortaleza em 2015, fazem parte do cadastro de reserva 744 técnicos de enfermagem, 160 técnicos em higiene dental e 420 auxiliares em saúde bucal. Até esta data, nenhum destes foi chamado, mesmo tendo acontecido a desistência de cerca de 40 concursados. Sabendo que a atual gestão já inaugurou e vai inaugurar novos postos de saúde na cidade no decorrer do ano, os candidatos cobram a convocação pela prefeitura e vão entregar uma carta aberta ao prefeito Roberto Cláudio Bezerra. 


 


Para exigir a convocação dos futuros servidores, o Sindsaúde já ingressou com ações na Justiça pedindo a convocação dos concursados do cadastrado de reserva. Em audiência realizada no dia 28 de janeiro deste ano na Procuradoria Regional do Trabalho, 7ª Região, o procurador Antônio de Oliveira Lima recomendou à gestão municipal que convocasse os candidatos do cadastro de reserva para provimento das vagas previstas no edital do concurso, que não foram preenchidas seja por não comparecimento dos candidatos convocados seja por desistência. O procurador recomendou ainda que o prefeito tome as medidas para criar as vagas para os cargos para os quais ainda existem candidatos remanescentes do concurso de 2015.


O concurso tem validade de dois anos.


 


Com informações da Assessoria de Comunicação do Sindsaúde – Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Ceará