Próxima concentração de greve do Estado: HGF, dia 15/3

A greve dos servidores de nível médio do Estado já voltou nesta quarta-feira (13), com uma forte concentração na Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag). Continuando o movimento, a próxima concentração de greve ocorrerá no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), nesta sexta-feira (15), às 8h.

Sairá ônibus do Hospital Geral César Cals às 7h30. Participe! Para a greve se tornar forte precisamos nos unir e mostrar à população a nossa situação.

Histórico da greve

Após duas greves em 2012 (agosto/setembro e dezembro), os servidores de nível médio voltam a cruzar os braços. Anteriormente, reivindicavam a reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e a gratificação de plantão no final de semana (GAPFS), paga apenas ao nível superior.

No dia 28/12, último dia de sessão extraordinária da Assembleia Legislativa, o governo aprovou uma série de mudanças nas gratificações dos servidores, com muitas reduções de percentuais e até extinções. Concedeu a GAPFS, porém em percentual bem inferior ao pago aos profissionais de nível superior – o nível médio recebe 5% e 10% para plantões diurno e noturno, respectivamente, enquanto o nível superior recebe 25% e 30%.

Os servidores de todos os setores foram afetados, contudo, os profissionais alocados em setores fechados tiveram mais perdas. Um exemplo diz respeito à Gratificação Especial de Desempenho. De 70% passou a 28%, um impacto considerável no contracheque.

A gratificação de risco de vida passou de 20% a 8% e a gratificação de plantão noturno foi reduzida pela metade.

“Precisamos urgentemente reverter esse quadro. Não fizemos greve para piorar nossa situação! As mudanças do governo mais parecem uma piada de mal gosto, contra a qual nada pudemos fazer, pois foi surpresa, aprovada no último dia de 2012”, ressalta Marta Brandão, presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Sindsaúde).