Quixelô: Sindsaúde reivindica efetivação dos ACS e adicional noturno de empregados do Hospital

O Sindsaúde esteve reunido com trabalhadores do município de Quixelô – localizado na região centro-sul do Ceará, próximo a Iguatu –, nesta segunda-feira (20/5).

A primeira atividade foi reunião com as 15 agentes de saúde de Quixelô, na Secretaria de Saúde. As trabalhadoras foram selecionados pelo município e agora cobram, junto com o sindicato, a efetivação. Em outra ocasião, o secretário de Saúde afirmou que a prefeita, Fátima Gomes, tinha interesse em efetivá-las. A diretora regional do Sindsaúde, Sílvia Helena, conversou com o procurador do município, que afirmou estar preparando documentação para subsidiar o projeto de lei da efetivação as ACS. O Sindsaúde vai começar a dialogar com a Câmara Municipal para agilizar a redação deste projeto de lei.

A diretora Sílvia Helena e a assessoria jurídica do sindicato reuniram-se ainda com trabalhadores lotados no Hospital Municipal sobre a regularização do adicional noturno. Eles recebem o adicional, mas a prefeitura apresentou novos cálculos (incorretos) e decidiu reduzir o valor a partir do mês de maio. A assessoria do Sindsaúde entrou em contato com o procurador do município, que reafirmou a posição da prefeitura. Agora, o sindicato avaliará as providências cabíveis e mobilizará os trabalhadores.