Reunião informa sobre ação contra aumento de jornada na Sameac/Hemoce

115

Nesta quarta-feira, dia 14/8, às 9h, o Sindsaúde fará reunião no Hemoce, no setor de Imuno. O objetivo é tratar, com os empregados, da ação na Justiça contra a Sameac, para impedir que a instituição filantrópica continue praticando o aumento da jornada de trabalho dos empregados/as lotados no Hemoce.

Em dezembro de 2012, a Sameac alterou a jornada de trabalho de sete empregados que prestam serviços nas dependências do Hemoce e que exercem função de laboratório. A jornada era de 132 horas por mês, mas foi paulatinamente sendo aumentada e no meio do ano já estava em 162 horas/mês. Este aumento de jornada é ilegal, pois tanto o Acordo Coletivo de Trabalho quanto o art. 468 da CLT proíbem este tipo de alteração que prejudica o empregado/a.

O sindicato fez várias tentativas de negociar com a direção do Hemoce e da Sameac. Nunca ocorreu sequer uma reunião, pois eram sempre adiadas ou o sindicato comparecia e os gestores do Hemoce e Sameac não.

A saída foi ingressar na justiça e nossa assessoria jurídica garante que esta será mais uma ação ganha em prol dos empregados da Sameac. A primeira audiência ocorrerá no dia 22 de outubro deste ano, na 7ª Vara do Trabalho de Fortaleza, às 9h40. No entanto, mesmo antes da audiência o juiz pode conceder liminar para que a Sameac retorne, imediatamente, os empregados para a escala de trabalho de novembro de 2012. E é isto que os advogados do Sindsaúde estão tentando com o Juiz.