Sameac: sindicato realiza reunião sobre transição para Ebserh e Acordo Coletivo 2013

Nesta sexta-feira (8/2), às 10h, nas mangueiras, o Sindsaúde fará reunião com os funcionários da Sameac para esclarecer acerca da transição Sameac/Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) e a Campanha pelo Acordo Coletivo 2013.

No último dia de seu mandato, o presidente Lula encaminhou para o Congresso medida provisória criando a Ebserh. Essa empresa, já implantada no Piauí, Maranhão e Brasília e em processo de implantação no Rio Grande do Norte e Alagoas, vai gerenciar todos os hospitais universitários. Para ser implantada no Ceará, era necessária a aprovação do reitor, que só aceitou no dia 20/12, após ser “avisado” pelo Ministério da Saúde que ficaria sem recursos para o HUWC.

Em maio deve sair o edital de transição, abrindo vagas para concursos. Os funcionários da Sameac terão pontos a mais por até dez anos de profissão em hospital de ensino. Alguns já estão correndo atrás de um curso preparatório para o concurso. Vamos esclarecer a situação sobre esse curso também, pois, segundo a lei, ninguém é obrigado, ainda, a fazer concurso.

No Brasil afora têm sido realizadas manifestações contra a implantação da Ebserh. Já este ano o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, ajuizou no Supremo Tribunal Federal uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4895) contra dispositivos da Lei 12.550/2011, que autorizou a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH.

Participe! Venha se informar e pensar os próximos passos da luta!