Semana da Enfermagem conta com serviços à comunidade do Cariri

No mês de maio, comemoramos datas importantes para os profissionais da Enfermagem. 10 de maio foi instituído, no Ceará, o Dia Estadual do Auxiliar e Técnico de Enfermagem, assim como 12 de maio é o Dia Internacional da Enfermagem e 20 de maio é o Dia Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem.

Para celebrar as datas, de festa, mas também de muita luta, o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Ceará (Sindsaúde) fará prestação de serviços à população do Cariri. No Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha haverá verificação de pressão e glicemia, a Caminhada do Jaleco (que ocorre há três anos) e abaixo-assinado a favor das pautas da Enfermagem.

Além da prestação de serviços, queremos divulgar entre a população duas grandes lutas da Enfermagem. A primeira é a jornada de 30 horas semanais para os profissionais da Enfermagem, garantindo assim mais qualidade de vida, pois lidamos com uma profissão de muito estresse e que exige atenção, já que cuidamos de vidas. Tramita há 11 anos o Projeto de Lei 2295/2000, que garante a jornada de 30 horas. Ele está pronto para ir à votação desde 2009 e queremos pressionar por isso! Outra forte luta é a definição do piso salarial de enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem e parteiras. Esse é o objetivo do Projeto de Lei 4924/2009. E também o piso dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), bem como o recebimento de adicional de insalubridade, por se tratar de uma categoria importante para a saúde da população.

Confira os locais e horários:

• Dia 24 de maio – Praça da Estação, Barbalha, de 9h ao meio-dia
  • Dia 27 de maio de 2013 – Giradouro, município de Juazeiro do Norte, de 9h ao meio-dia
  • Dia 28 de maio de 2013 – Praça Siqueira Campos, Crato, de 9h ao meio-dia

Participe! O sentido de nossa profissão é servir à vida!