Sindicato conquista reajustes em pisos e tíquetes nas Unimeds

Após longa campanha salarial nas Unimeds, o Sindsaúde celebrará a Convenção Coletiva de Trabalho 2013. Confira os reajustes sobre pisos, tíquete alimentação e auxílio creche:

Unimed Ceará:

Piso de auxiliar de enfermagem, auxiliar de laboratório e recepcionista/atendente: R$730,00

Piso de técnico de enfermagem: R$760,00

Piso de motorista socorrista: R$1.235,00

Reajuste de 6,2% para quem ganha acima do piso.

Tíquete alimentação: Federação e Abolição (R$ 380); Sobral (R$397), Sertão Central (R$350); Cariri (R$280), Centro Sul e Nordeste Ceará (R$235,00); Crateús (R$250); Unimed Vale do Jaguaribe (R$295,00). Participação de 5%.

Auxílio creche: R$115 (para todas as Unimeds, Ceará e Fortaleza)

Unimed Fortaleza:

Auxiliar de enfermagem: R$715, 00

Auxiliar de laboratório: R$750, 00

Recepcionista/atendente: R$780,00

Técnico de enfermagem: R$805,00

Motorista socorrista: R$1.240, 00

Tíquete alimentação Unimed Fortaleza: R$307,00

Importante ressaltar que conseguimos reajuste de 15% sobre o piso de técnico de enfermagem, o dobro da inflação do período. Até 2011, este piso não existia; foi criado na Convenção 2012 e ficou convencionado que todos os que apresentassem certificado de técnico de enfermagem seriam promovidos. Isto significou que, nos últimos doze meses, mais da metade dos auxiliares foram promovidos para técnicos, representando aumento de salário.

Desconto assistencial fortalece a luta e ano que vem teremos mais reajustes!

O desconto assistencial, no valor de R$26,00, ocorre apenas uma vez ao ano, quando celebramos a Convenção Coletiva. O empregado não é obrigado a contribuir, podendo dar oposição ao desconto. Para isso, de 1 a 10 de agosto, o empregado poderá ir até a sede do Sindsaúde (Rua Guilherme Rocha, 883 – Centro) e assinar um termo ou, nos dias 1, 2, 5, 6 e 7 de agosto, procurar um funcionário do Sindsaúde no Hospital Regional da Unimed e na sede Administrativa com os termos de oposição ao desconto assistencial, das 7 às 9h, das 11 às 14h e das 17 às 19h30. Além disso, o formulário de oposição ao desconto estará no site do Sindsaúde (www.sindsaude-ce.com).

Esta contribuição de R$26,00 garante recursos para que o sindicato possa continuar lutando ao lado dos trabalhadores. Para fecharmos a Convenção Coletiva, por exemplo, precisamos nos mobilizar durante meses, o que implica em gastos com notas, áudio para carro de som, material gráfico como cartazes, faixas, outdoors, assessoria jurídica e às vezes até anúncios em jornais. Quando fazemos toda essa mobilização obtemos vitórias, porque a Unimed Fortaleza teme pela própria imagem e só assim dialoga com os trabalhadores e Sindsaúde.

Não deixe de contribuir! Por conta de R$26,00 hoje, uma única vez ao ano, você deixa de fortalecer o seu sindicato e no ano que vem pode ficar sem aumento salarial, pois como um sindicato fraco, sem recursos, irá afrontar a gigante Unimed Fortaleza? Pense nisso.