Sindsaúde cobra direitos de trabalhadores do Instituto Práxis, em Solonópole

279

A diretora do Sindsaúde Ceará, na região de Iguatu, Josefa Sobreira, em reunião com a gestão do Instituto Práxis e Secretaria da Saúde de Solonópole, em 13/12, tratou sobre os direitos dos empregados desta organização social.

Entre as pautas, as escalas de serviços alterados para 24 x 72hs para 12x32hs, o anuênio congelado, as diárias de transferência, o pagamento em dobro pelo plantão realizado em feriados nacionais, o chamamento do médico plantonista, a triagem, a refeição noturna e o desjejum e o pagamento da insalubridade.

No dia 30/11, Josefa já tinha procurado a Prefeitura de Solonópole para tratar com a direção do instituto Práxis e com a Secretaria da Saúde Municipal. Todos os pontos acima foram discutidos, mas como necessitava de vários encaminhamentos jurídicos sobre algumas matérias, foi agendada para o dia 13/12 outra reunião para complemento da pauta, quando foram atendidas algumas das demandas dos empregados do Práxis.

Quanto à triagem, ficou decidido que os técnicos de enfermagem não mais realizariam a triagem na unidade hospitalar e sim os enfermeiros plantonistas. Desta forma, retira-se da categoria dos técnicos uma atribuição que não é da competência deles.

Quanto à obrigação de chamar os médicos plantonistas no repouso, reclamação recorrente de técnicos, ficou acertado que será colocado um interfone na sala de repouso para facilitar a chamada dos mesmos.

Na ocasião, houve também o compromisso de fornecer alimentação aos trabalhadores que entram no serviço às 19h. Já os que entram ou saem às 7h da manhã terão direito ao desjejum.

O Instituto Práxis se comprometeu ainda a pagar, desde que tenha uma perícia técnica, a verba de adicional de insalubridade a todos os funcionários do Hospital e Maternidade Maria Suelly Noqueira Pinheiro. A secretária da Saúde se comprometeu a rever os direitos dos efetivos.

Com relação à escala de serviços, não houve acordo e o Sindsaúde deve acionar a Justiça para cobrar o cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho. O problema é alguns empregados tiveram a escala alterada compulsoriamente, causando prejuízos em suas rotinas.

Quanto à pauta do anuênio, das diárias de transferência e plantões, o Sindsaúde aguarda resposta do setor jurídico para decidir o que fazer.

Transferência de servidora

A diretora Josefa Sobreira aproveitou a reunião para tratar ainda de um caso específico de uma servidora de Solonópole, que trabalhava a mais de 30 km de sua residência. A secretária da saúde concordou em transferir a servidora para uma Unidade Básica de Saúde em sua localidade. Além disso, ficou acordado que a mesma passará a receber o adicional de insalubridade.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here