Sindsaúde participa de Conferências Regionais de Saúde em Fortaleza

As conferências regionais seguem até esta quinta-feira, 09/07, com as discussões sobre a política de saúde do município acontecendo na Regional VI.

Usuários, gestores e profissionais da saúde participam até hoje, 09/07, das conferências regionais de saúde em Fortaleza. O dirigente do Sindsaúde, Ulisses Vilar, participa das discussões, integrando o grupo que debate sobre Ciência, tecnologia e Inovação no SUS. Cerca de trezentas pessoas participam dos debates, que acontecem até às 17h no auditório da Faculdade Estácio FIC, na Rua Eliseu Uchôa Beco, 600, na Água Fria.

As conferências regionais fazem parte da preparação para a Conferência Municipal de Saúde de Fortaleza, que acontecerá no mês de agosto. O objetivo é avaliar a situação da saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde do Município. Daqui, devem sair propostas que serão levadas às conferências estadual e federal.

As propostas em discussão tem como tema a “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, que é o tema da 15ª Conferência Nacional de Saúde. Oito eixos servem de base para as discussões. São eles: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS; e Reformas Democráticas e Populares do Estado.

Ao fim das conferências Regionais, será formada uma comissão de 1.100 delegados conselheiros, divididos proporcionalmente entre as Regionais, para participarem da Conferência Municipal de Saúde.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Sindsaúde – Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Ceará