Sindsaúde participa de nova reunião da Mesa de Negociação Permanente do SUS- MMNP

Reivindicações dos profissionais foram debatidas

Dirigentes sindicais representando os servidores da saúde participaram de mais uma reunião com a gestão da saúde em Fortaleza. Durante o encontro, muitas questões foram discutidas, porém houve poucos avanços, o que tem gerado frustração entre os representantes e as categorias.

Uma das preocupações urgentes é a implantação do piso salarial da enfermagem, que deve receber financiamento federal a partir de maio. Além disso, também está em pauta o piso salarial da saúde bucal. Ambas as questões envolvem a criação de Grupos de Trabalho para promover discussões e apresentar dados quantitativos e qualitativos. Essa proposta ainda precisa ser submetida ao Secretário de Galeno Taumaturgo.

Outros assuntos importantes foram abordados, como os lançamentos incorretos nas Carteiras de Trabalho digitais dos servidores da saúde. Representantes da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPOG) estiveram presentes e informaram sobre os problemas identificados com a implementação do novo sistema nacional E-Social. Eles se comprometeram a fornecer esclarecimentos sobre essa questão e orientar os servidores, através do Portal do Servidor, sobre os procedimentos individuais, como a abertura de processos para corrigir quaisquer inconsistências.

A PORTARIA Nº 0486/2023 – SMS (Educação Permanente) também foi discutida, e houve cobrança em relação à data de início da Educação Permanente, considerando que a portaria foi publicada no último dia, 22 de maio. Ficou decidido que a partir de 05 de junho as entidades e a administração irão avaliar os procedimentos administrativos relacionados, como a parametrização do sistema, o lançamento de cursos e possíveis melhorias no texto da portaria. Vale ressaltar que, a partir de 1º de junho, já começará a jornada de trabalho com 4 horas semanais de Educação Permanente para os níveis médio e superior.

Outros assuntos, como os indicadores do Previne Brasil e PQA-VS, foram adiados para a próxima reunião extraordinária.