Sindsaúde participa de reunião no HGF para tratar da situação de técnicos de enfermagem

173

 


Os trabalhadores denunciavam problemas no exercício de suas funções e reivindicavam melhores condições de trabalho.


 


Os dirigentes do Sindsaúde Messias Carlos e Cristina Soares participaram na manhã desta terça-feira, 16/06, de uma reunião com a direção do Hospital Geral de Fortaleza, HGF, onde foi discutida a questão relativa às funções exercidas pelos técnicos de enfermagem das UTIs.  Participaram da reunião o diretor geral do HGF, Romero Esmeraldo, Pedro Leão, diretor técnico da unidade, e Valéria Viana,  chefe do Setor de Enfermagem do HGF. Três profissionais da enfermagem também participaram da reunião.


 


No que diz respeito às trocas de plantões, ficou estabelecido que estas podem ser feitas sem justificativa por até três vezes. Outra reclamação dos profissionais, relativa às dobras de plantões na UTI, também ficou resolvida. Nenhum técnico de enfermagem será obrigado a dobrar o plantão devido à ausência de profissionais para rendê-lo.  Outra questão que também foi resolvida foi a que diz respeito à limpeza e desinfecção de materiais contaminantes como bombas e aspiradores. De acordo com a ANVISA, essa função é competência dos profissionais da enfermagem, mas não pode ser exercida pelo mesmo profissional que atua no cuidado direto com o paciente, o que vinha acontecendo no HGF. Segundo a chefe de Enfrmagem do HGF, Valéria Viana, uma técnica de enfermagem já foi designada para exercer exclusivamente essa função a partir desta quarta-feira, 17 de junho de 2015. 


 


Com informações da Assessoria de Comunicação do Sindsaúde – Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Ceará